“Acho, portanto, que nem os próprios integrantes do grupo podem avaliar a alegria que me dão com este disco. E o orgulho com que atendi ao convite que me foi feito para gravar o início do meu Romance d’ A Pedra do Reino, juntamente com o Romance de Minervina, que ouvi quando menino e que, no disco do Gesta, aparece tocado por uma Viola-de-Gamba; o que fez com que, ao gravá-lo, eu me sentisse como um velho Aedo e Cantador, que recitasse a abertura de sua ‘epopéia’ ao som de uma Rabeca, que lhe deu uma força que eu nunca sonhei poder atingir.”
Nessa seção de nossa página na internet, fazemos questão de reverenciar os grandes mestres e referências que temos, a começar por Ariano Suassuna e Urian Agria de Souza.
Um, nossa referência na Arte Armorial e Popular, Ariano dispensa quaisquer apresentações ou explicações. Ele simplesmente criou e idealizou o Movimento Armorial.
Outro mestre, Urian nos abriu os caminhos enquanto grupo, reflexão e identidade cultural brasileira, nos conduzindo carinhosamente pelos espaços e tempos da riqueza cultural infinita de nosso povo, de nossa arte e cultura popular e erudita.
Antônio José Madureira foi aluno de Ariano Suassuna e por este escolhido para ser o maestro e compositor do Quinteto Armorial, grupo que compõe a vertente principal da música no Movimento Armorial. Tivemos a alegria de ter uma composição inédita criada por Madureira em nosso disco A Chave de Ouro do Reino-do-Vai-não-Volta.
Egildo Vieira foi flautista do Quinteto Armorial e também nos deu a felicidade de podermos gravar uma música sua (Forró) em nosso álbum. Também com ele participamos de apresentações no CCBB do Rio de Janeiro em uma rápida porém intensa convivência com sua explosão de arte, música e energia. Salve Egildo!
Gilvan Samico também é um mestre por nós muito respeitado e é parte da vertente artística visual do Movimento Armorial. É dele a gravura que dá o nome ao nosso disco, “A Chave de Ouro do Reino-do-Vai-não-Volta“.
Quer fazer um comentário ou enviar uma mensagem
para o Gesta?
Ou ser notificado sobre quando será a próxima apresentação?
Deixe seu nome e email e, se quiser deixar uma mensagem ficaremos felizes. Nós lemos todos os comentários! 🙂
Um abraço!